Filtro de Daltonismo

Ensino Médio

O ensino médio é a etapa final da educação básica, que também inclui a educação infantil e o ensino fundamental. Com duração mínima de três anos, o ensino médio visa proporcionar uma formação geral aos estudantes, podendo oferecer programas voltados à preparação para o mercado de trabalho e, opcionalmente, à qualificação profissional.

O conceito atual de ensino médio foi estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, substituindo o antigo Segundo Grau. A formação técnica profissional passou a ter uma estrutura curricular separada do ensino médio. Segundo a LDB, o ensino médio segue um currículo comum a nível nacional, focado no desenvolvimento de competências e habilidades básicas, com os seguintes objetivos:

  • Formar o indivíduo, desenvolvendo valores e competências que permitam a integração de seu projeto pessoal ao da sociedade em que vive;
  • Aperfeiçoar o aluno como ser humano, com ênfase na formação ética, no desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • Preparar o estudante para o mundo do trabalho, com competências que garantam seu desenvolvimento profissional e adaptação às mudanças constantes da produção contemporânea;
  • Promover o desenvolvimento de habilidades para continuar aprendendo de forma autônoma e crítica, em níveis de estudo mais avançados.

Em 2017, a Lei nº 13.415 trouxe mudanças à LDB, reformulando a estrutura do ensino médio. Entre as mudanças, ampliou-se a carga horária mínima de 800 para 1.000 horas anuais (prazo até 2022) e foi definida uma nova organização curricular mais flexível. Essa organização inclui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes trajetórias de escolha para os alunos, conhecidas como itinerários formativos, com foco em áreas do conhecimento e formação técnica e profissional. O objetivo dessas mudanças é garantir uma educação de qualidade para todos os jovens e aproximar as escolas da realidade atual, considerando as novas exigências do mercado de trabalho e da sociedade.

O ingresso para se dá por meio de um processo seletivo – Vestibulinho – que ocorre anualmente. Mais informações no site www.vestibulinhoetec.com.br.


Cursos do Ensino Médio com Itinerário Formativo oferecidos pela Etec Orlando Quagliato

Ao estruturar o Itinerários Formativos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, buscou-se nas competências de área descritas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), referência para as habilidades elencadas para o itinerário de Ciências Humanas, conforme Portarias específicas que estabelecem os referenciais para elaboração dos itinerários formativos.

O foco deste Itinerário Formativo será o estudo do homem do ponto de vista social, cultural e histórico, mobilizando esforços na resolução de problemas contemporâneos.

O currículo da BNCC do Ensino Médio com Itinerário Formativo de CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.

O aluno egresso do Ensino Médio deverá ser capaz de, a partir da consolidação e do aproveitamento de conhecimentos e competências adquiridos no Ensino Fundamental, construir novos saberes e habilidades para a solução de problemas do mundo real, mobilizando linguagens, raciocínio lógico-matemático, conhecimentos sócio-históricos, científicos, tecnológicos, artísticos e culturais, no contexto da sociedade contemporânea, além de competências pessoais como capacidade de trabalhar de modo autônomo e também colaborativo, respeitando valores e atitudes éticas e ambientais.
Poderá ser capaz de argumentar com base em fatos e fontes diversas, cuidar de sua saúde
física e emocional e agir com flexibilidade nos campos de atuação social.

O foco deste itinerário formativo será a competência na linguagem escrita e na linguagem oral, o desenvolvimento de capacidades intelectuais e expressivas e o interesse em aprender a língua materna e idiomas estrangeiros, preferencialmente o inglês.
Especificamente em relação ao Itinerário Formativo de Linguagens e suas Tecnologias, o
aluno poderá prosseguir estudos em nível superior preferencialmente nas áreas/Curso de:
Arquitetura e Urbanismo, Artes, Audiovisual, Ciências da Informação e Comunicação, Design, Fotografia, Letras, Moda, Multimídia, Produção Cultural, entre outros.

É imprescindível destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. (BNCC, 2017. p. 8;9)

O aluno egresso do Ensino Médio deverá ser capaz de, a partir da consolidação e do aproveitamento de conhecimentos e competências adquiridos no Ensino Fundamental, construir novos saberes e habilidades para a solução de problemas do mundo real, mobilizando linguagens, raciocínio lógico-matemático, conhecimentos sócio-históricos, científicos, tecnológicos, artísticos e culturais, no contexto da sociedade contemporânea, além de competências pessoais como capacidade de trabalhar de modo autônomo e também colaborativo, respeitando valores e atitudes éticas e ambientais.

Poderá ser capaz de argumentar com base em fatos e fontes diversas, cuidar de sua saúde
física e emocional e agir com flexibilidade nos campos de atuação social.

O foco deste itinerário formativo será a competência na linguagem escrita e na linguagem oral, o desenvolvimento de capacidades intelectuais e expressivas e o interesse em aprender a língua materna e idiomas estrangeiros, preferencialmente o inglês, bem como estudar o homem do ponto de vista social, cultural e histórico.

Especificamente em relação ao Itinerário Formativo de Linguagens, Ciências Humanas e Sociais, o aluno poderá prosseguir estudos em nível superior preferencialmente nas áreas/Curso de: Administração, Arquitetura e Humanismo, Artes, Audiovisual, Ciências da Informação e Comunicação, Ciências Humanas e Sociais, Comércio Exterior, Comunicações, Design, Direito, Economia, Eventos, Filosofia, Fotografia, Geografia, História, Letras, Marketing, Moda, Multimídia, Pedagogia, Produção Cultural, Psicologia, Publicidade, Secretariado, Sociologia, Turismo e Hospitalidade, entre outros.


Cursos do Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica oferecidos pela Etec Orlando Quagliato

O curso ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA (PERÍODO INTEGRAL) tem como objetivos capacitar o aluno para:

  • Planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases de projetos
    agropecuários;

Atuar na atividade agropecuária, prestando assistência e consultoria técnica sobre gestão da propriedade rural;

  • Elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção
    vegetal, animal e agroindustrial;
  • Fiscalizar a produção de produtos de origem animal, vegetal e agroindustrial com
    procedimentos de biosseguridade;
  • Realizar medição, demarcação e levantamento topográficos rurais;
  • Supervisionar e realizar pesquisas e estudos de viabilidade econômica, financeira,
    social, política e ambiental;
  • Desenvolver, implementar e disseminar tecnologias de produção agropecuária;
  • Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária;
  • Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de
    produtos;
  • Promover a integração e organização social no ambiente agrário.
  • Comunicar-se com eficiência na área profissional, com a utilização da terminologia
    técnica e/ ou científica e de acordo com os gêneros textuais e modelos
    convencionados (documentação e redação técnica)

REQUISITOS DE ACESSO

O ingresso no Curso ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA (PERÍODO INTEGRAL) dar-se-á por meio de processo classificatório para alunos que tenham concluído o nono ano do Ensino Fundamental – Anos Finais ou equivalente.
O processo classificatório será divulgado por edital público, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas. As competências e habilidades exigidas serão aquelas previstas para o Ensino Fundamental – Anos Finais ou equivalente nas quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
    Por razões de ordem didática e/ou administrativa que possam ser justificadas, poderão ser
    utilizados procedimentos diversificados para ingresso, sendo os candidatos deles notificados por ocasião de suas inscrições.
    O acesso às demais séries ocorrerá por avaliação de competências adquiridas no trabalho,
    por aproveitamento de estudos realizados ou por reclassificação.

O TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA é o profissional que planeja, executa, acompanha e avalia projetos agropecuários e agroindustriais, em suas diversas etapas e atividades, controlando a produção agropecuária. Auxilia na administração de empresas rurais e promove a industrialização e a comercialização de produtos agropecuários. Experimenta, testa, desenvolve e melhora métodos e tecnologias de produção sustentável. Executa pesquisas e análises laboratoriais. Presta assistência e consultoria técnica, orientando diretamente produtores sobre a produção, a comercialização e a biossegurança do setor.
Promove diferentes formas de organização social de trabalho, extensão e capacitação rural e o desenvolvimento da visão de sustentabilidade da produção agropecuária, implantando e gerenciando sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária. Aplica as legislações pertinentes ao processo produtivo e ao meio ambiente.

O curso de ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET (PERÍODO INTEGRAL) tem como objetivos capacitar o
aluno para:

  • codificar aplicações para Web e dispositivos móveis;
  • publicar e testar aplicações para Web e dispositivos móveis;
  • estruturar e implementar banco de dados para aplicações Web;
  • monitorar projetos de aplicações para Web e dispositivos móveis;
  • planejar e documentar aplicações para Web e dispositivos móveis;
  • documentar e realizar manutenção de aplicações para Web e dispositivos móveis;
  • desenvolver e organizar elementos estruturais e visuais de aplicações para Web e
    dispositivos móveis.

REQUISITOS DE ACESSO


O ingresso no Curso ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO
EM INFORMÁTICA PARA INTERNET
(PERÍODO INTEGRAL) dar-se-á por meio de processo classificatório para alunos que tenham concluído o nono ano do Ensino Fundamental – Anos Finais ou equivalente.
O processo classificatório será divulgado por edital público, com indicação dos requisitos,
condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas.
As competências e habilidades exigidas serão aquelas previstas para o Ensino
Fundamental – Anos Finais ou equivalente nas quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Por razões de ordem didática e/ou administrativa que possam ser justificadas, poderão ser utilizados procedimentos diversificados para ingresso, sendo os candidatos deles notificados por ocasião de suas inscrições.
O acesso às demais séries ocorrerá por avaliação de competências adquiridas no trabalho,
por aproveitamento de estudos realizados ou por reclassificação.

O TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET (PERÍODO INTEGRAL) é o profissional que desenvolve soluções para Web e dispositivos móveis, utilizando banco de dados e serviços. Seleciona recursos de desenvolvimento de sistemas e aplicações Web e mobile, participando da seleção de metodologias de desenvolvimento de sistemas, de linguagem de programação e de ferramentas de desenvolvimento.

Realiza o planejamento das ações de trabalho, documentação das aplicações, desenvolvimento e teste das aplicações para Web e dispositivos móveis. Realiza a publicação, distribuição, manutenção e monitoria das aplicações para Web e dispositivos móveis. Aplica ações de marketing digital e publica conteúdo de Websites e mídias sociais. Concebe e desenvolve obras de arte digitais e projetos de design para a Internet. Adota conceitos de ergonomia, usabilidade e acessibilidade.