Filtro de Daltonismo

Ensino Técnico

Os cursos são voltados para quem já concluiu ou está em fase de conclusão do Ensino Médio. As aulas são presenciais, realizadas diariamente, e a duração varia conforme o curso técnico escolhido, podendo ser de um a dois anos.

O ingresso é feito através de um processo seletivo, o Vestibulinho, realizado semestralmente. Para mais detalhes, acesse o site: www.vestibulinhoetec.com.br


Cursos Técnicos oferecidos pela Etec Orlando Quagliato

O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que empreende, analisa, interpreta e correlaciona de forma sistêmica os cenários sociais, políticos, econômicos e sustentáveis, respeitando tipos de mercado, as tendências culturais, os nichos e as possibilidades de integração das economias contemporâneas.

Executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O campo de atuação são as mais variadas funções existentes na área administrativa de:
Instituições públicas;
Empresas privadas (indústria, comércio e serviços) e
Organizações do terceiro setor

Coordenação: RITA DE CASSIA MENDONCA BIANCON

O TÉCNICO EM ALIMENTOS é o profissional que atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, na coordenação e controle de atividades do setor. Realiza a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Indústrias de alimentos e bebidas. Entrepostos de armazenamento e beneficiamento. Laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria. Órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor. Indústria de insumos para processos e produtos..

Coordenação: GUSTAVO ZACURA MORBI

O TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA planeja, monitora e operacionaliza o processamento de alimentos na área de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, frutos e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Atua em sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção do setor. Implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade e aplica técnicas mercadológicas competitivas, adequadas à distribuição e comercialização dos produtos.

Mercado de Trabalho:

Indústrias de alimentos, bebidas e cereais, redes de comercialização de alimentos, agroindústria, laboratórios de controle de qualidade, instituições de pesquisa e de iniciação científica.

Coordenação: MARCO ANTONIO SIQUEIRA

O TÉCNICO EM INFORMÁTICA é o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas. Monta estruturas de banco de dados e codifica programas. Projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e aplicações. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O mercado de trabalho do TÉCNICO EM INFORMÁTICA é amplo, abrangendo instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandam sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores: indústrias em geral; comércio; empresas de prestação de serviços; empresas de tecnologia da informação; empresas públicas, privadas, estaduais e federais. Poderá trabalhar como autônomo em consultoria, treinamento e desenvolvimento de softwares.

Coordenação: RICARDO APARECIDO SELANI

O TÉCNICO EM ENFERMAGEM é o profissional que, tendo o exercício regulamentado por lei, integra uma equipe e desenvolve, sob a supervisão do Enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença, identificando e promovendo:

⁎ Ações adequadas de apoio ao diagnóstico
⁎ Ações relativas à educação para o autocuidado
⁎ Ações de proteção e prevenção relativas à segurança do trabalho e a biossegurança na área de saúde e nas ações de enfermagem;
⁎ Ações de assistência ao cliente/paciente incluindo aqueles em tratamento específico, em estado grave e a respectiva administração de medicação prescrita;
⁎ Ações específicas de assistência a pacientes com distúrbios mentais e pacientes idosos;
⁎ Realiza procedimentos básicos de instrumentação cirúrgica;
desempenha suas atividades em instituições de saúde públicas e privadas, em domicílios, sindicatos, empresas, associações, escolas, creches e outros, com responsabilidade, justiça e competência, considerando os princípios básicos de universalidade, eqüidade e integralidade da assistência à saúde;
⁎ Possui visão crítico-reflexiva, conhece a realidade social na qual está inserido e é comprometido com as necessidades de saúde da população;
aplica as habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos e educativos, que contribuem para o alcance da qualidade do cuidar em enfermagem.

As atribuições e atividades do Técnico em Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem são explicitadas na Lei 7.498/86 e Decreto nº 94.406/87.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O campo de trabalho do Técnico em Enfermagem são as Instituições de saúde pública e privada, em domicílio, sindicatos, empresas e associações.
O Técnico e o Auxiliar de Enfermagem podem trabalhar, também, em unidades de saúde ocupacional, em laboratórios de análises clínicas e em estabelecimentos sociais que integram profissionais da área. Podem atuar ainda em ambulatórios de empresas, spas, asilos, creches, escolas e clubes. Trabalha sempre sob supervisão do Enfermeiro.

Coordenação: LIGIA DE SOUZA PICHININ